sexta-feira, 13 de maio de 2011

As Cerejeiras

Por Liany           


Quiero hacer contigo lo que la primavera hace con los cerezos.Pablo Neruda.



            Quem não se hipnotiza por uma linda flor, elas são coloridas, cheirosas, intensas, alegres, femininas. Para mim não existe imagem mais deliciosa que um jardim florido.

            As flores podem ter muitos significados e representação. A Rosa, por exemplo, é uma das flores mais cultivada pelo homem, suas inúmeras cores cortejam tanto a inocência quanto a paixão. Já foram encontradas espécies fossilizadas de Rosas com mais de 35 milhões de anos. Já o Cravo foi o símbolo do auge da civilização romana, mencionado em toda a sua mitologia.

            As Orquídeas são flores exóticas e incomuns, evocam um senso de refinamento e inocência. Durante a época vitoriana a Orquídea simbolizava o luxo, e ainda hoje este sentimento de grandeza e esplendor está presente.



            Na antiguidade os Lírios eram considerados sinais de fertilidade e de uma vida pura. Eram usados como oferendas para apaziguar os deuses. No Feng Shui eles representam o verão e a abundância, e para os chineses, significam “Amor eterno”.

            O Girassol tem um significado intrínseco de adoração à vida, representando a glória, paixão e dignidade.

            Eu, particularmente ando encantada pelas Cerejeiras. A imagem da florada me lembra uma obra de arte, traços minimalistas que combinam cada dia mais com o meu olhar. Pena que suas flores só surgem uma vez por ano e duram apenas uma semana.

            A Sakura, como é conhecida a flor da cerejeira, é o símbolo nacional do Japão e representa a felicidade. Singela e efêmera essa flor também tem seu lado trágico, para os antigos samurais não havia gloria maior do que morrer num campo de batalha coberto de pétalas de cerejeiras. No teatro Kabuki esse cenário indica que haverá um movimento do vilão ou que acontecerá uma tragédia.


Imagem do filme Alice no País das Maravilhas. Tim Burton.

            Independente do tipo ou variedade, quem não adora brincar com as cores e formas das flores que encontramos nas floriculturas. Da mesma maneira que busco uma alimentação saudável para meu corpo, e sinto como isso me enche de vida, descobri que também podemos balancear os nutrientes das nossas amiguinhas.
           
            Muitas vezes os buques de flores comprados já trazem uma espécie de comida preparada para adicionar a água, mas nós também podemos fazer isso em casa.

É bem simples, basta dissolver em um copo de água:

01 colher de açúcar,
01 colher de suco de limão
01 colher de vinagre.

            Esses ingredientes vão ajustar o ph da água e impedir que as bactérias se propaguem. Depois é só trocar a água sempre que ela baixar ou mudar de cor e curtir a alegria das plantinhas que agradecem por serem bem tratadas!


            É isso ai... Fica a dica e até a próxima!




http://youtu.be/S6_hzqae2tw

Um comentário: